11 outubro 2009

CANYON GUARTELÁ

Alunos e professores do Colégio D. Pedro I de Lidianópolis visitaram o Canyon Guartelá no dia 10 de outubro de 2009, a visita foi marcado com muita animação no seu decorrer, confiram algumas informações do Parque.

Alunos do Colégio D. Pedro I de Lidianópolis no Canyon Guartelá

O que é um canyon?

É um produto das movimentações geológicas do planeta, um Canyon se forma, basicamente, porque a erosão vertical é superior à horizontal formando uma espécie de vale profundo, escavado por rios e cercados por paredes abruptas.

O Canyon Guartelá

A porta de entrada para o maior canyon brasileiro fica na pequena cidade de Tibagí, localizado no centro-leste do estado do Paraná. O nome Tibagí, provem do rio que corta a cidade e foi dada pelos primeiros habitantes, os índios tupi-guaranis, que o batizaram de Tiba (muito) e Gy (cachoeiras). A história mostra que os índios viveram na região até o início do século XVII, quando chegaram os padres jesuítas para catequizá-los. A colonização portuguesa veio logo em seguida e com os conflitos os índios foram caçados e extintos.

Já o nome do canyon Guartelá, conforme a lenda surgiu da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.
Considerado o sexto maior canyon do mundo e o maior do Brasil, o Guartelá possui 32 km de extensão com altitudes que variam de 700 a 1.200 metros e dentro dele percorre o rio Iapó.
Com o intuito de preservar essa belíssima e milenar formação natural, foi fundada em 1992, o Parque Estadual do Guartelá, situada na parte central do canyon, e aos poucos vem recuperando a degradação sofrida ao longo dos anos. Com entrada gratuita e visitação monitorada, o parque possui diversas trilhas onde é possível realizá-las entre 2 a 3 horas, sendo ideal para toda família, inclusive crianças acima de 5 anos.
Além da fantástica vista do canyon, também vale uma visita nas pinturas rupestres, na ponte de pedra e um banho nos “panelões” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário