11 outubro 2009

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Conjunto de linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que se cruzam e auxiliam na localização de pontos ou acidentes geográficos no planeta.

Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta no sentido leste e oeste, acompanhando a trajetória da linha do Equador.


Paralelos e meridianos formam uma rede de linhas imaginárias

Características dos paralelos e Meridianos

Paralelos

Os paralelos têm o Equador como o referencial; O Equador é o único paralelo que divide a Terra em Hemisférios (metade da esfera).

É o maior dos paralelos e um circulo imaginário eqüidistante dos pólos, ou seja, apresenta a mesma distância entre os extremos dos Pólos Norte e Sul, formando os Hemisférios (metade da esfera).

Os paralelos que não recebem denominações são indicados por graus, que variam de 0º a 90º, a partir da linha do Equador, tanto para o Norte como para o Sul.Além do Equador, quatro outros paralelos recebem nomenclaturas, por serem considerados importantes, pois delimitam as chamadas zonas climáticas.

“Os trópicos de câncer e capricórnio e os círculos polares ártico e antártico, sendo a distância dos trópicos em 23º27`30” e dos círculos polares em 66º33`22”

Meridianos

São linhas que cortam a Terra no sentido Norte – Sul, acompanhando a trajetória o Meridiano de Greenwich.

Todos os meridianos dividem a Terra em hemisférios, portanto todos têm o mesmo tamanho. Apesar de todos os meridianos dividirem igualmente a Terra, convencionou-se utilizar o de Greenwich (cidade inglesa), como ponto divisório entre Oriente e Ocidente.

Os meridianos são indicados por graus, que variam de 0º a 180º, a partir da linha de Greenwich, tanto para o Leste como para o Oeste


Latitudes e Longitudes

Latitude distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do Equador, portanto apresenta uma variação de 0º a 90º. Pode ser norte ou sul a depender do hemisfério que estiver localizado.

Longitude distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do Meridiano de Greenwich, portanto apresenta uma variação de 0º a 180º. Pode ser ocidental ou Oriental a depender do hemisfério que estiver localizado.

ATIVIDADE

01. Observe o gráfico e indique a latitude dos pontos assinalados.


Complete:

A-

B-

C-

D-

E-

F-

G-

H-

I-

J-

L-

M-


02. Localize no gráfico acima as seguintes latitudes:


N- 80º N

O – 50º S

P – 70º S

Q – 10º S

R – 10º N

S – 70º N

T – 40º N

U – 30º S

V – 80º N

X – 0º

Z – 70º N


03. Observe o gráfico e indique a longitude dos pontos.



Complete:

A-

B-

C-

D-

E-

F-

G-

H-

I-

J-

L-

M-

N-

O-

04. Observe o quadro e indique as coordenadas geográficas dos pontos.




A-

B-

C-

D-

E-

F-

G-

H-

I-

J-

L-

M-

N-

O-


3 comentários:

  1. se tivesse resposta no final seria bem mais fácil de compreender. fora isso é muito bom

    ResponderExcluir
  2. vc pode me enviar o gabarito? glazielecunha@hotmail.com

    ResponderExcluir