As primeiras tentativas de representar o espaço ocorreram há muito tempo. Diferentes povos procuraram expressar a idéia de Universo das mais variadas formas. Para alguns nosso planeta flutuava sobre a água, para outros estaria apoiado em pilares fixos nos lençóis de água subterrânea. Foram os gregos que introduziram as primeiras noções de matemática nas representações da Terra.
Podemos definir Cartografia como a arte ou ciência de compor cartas geográficas, ramo da geografia vinculada aos estudos dos mapas e sua composição o conjunto de conhecimentos científicos, artísticos e técnicos voltados para elaboração de mapas e plantas.
Uma ciência, porque essa expressão gráfica, para alcançar exatidão satisfatória, procura apóio cientifico na coordenação de determinações astronômicas e matemáticas e nas noções topográficas e geodésicas.
É considerada arte, quando se subordina às leis estéticas de clareza e harmonia. Procurando atingir o ideal de beleza.
Arte ou ciência, o fato é que a cartografia utiliza técnicas cada vez mais modernas para a representação do conjunto de elementos que compõem o espaço.
A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI. A introdução da fotografia aérea e da detecção remota, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.
Importância da Cartografia
Primórdios da humanidade:
Rota de comércios, de navegação, estratégias de guerra.
A partir do século XV tem inicio as grandes navegações, que foi marcada pela expansão marítima dos países da Europa, motivados pelo desenvolvimento do comércio com as Índias.
Em poucos séculos, os mapas de navegação marítima, que passaram a ser grandemente valorizados na região mediterrânica, associados aos progressos técnicos representados pela bússola, pelo astrolábio e pela caravela.
Tais progressos alicerçaram as grandes navegações, marcando a passagem definitiva para a Idade Moderna.
No séc. profissionais da cartografia prestavam serviços ao Estado, elaborando mapas tanto para a administração como para as estratégias de guerra.
O departamento de cartografia da Organização das Nações Unidas é o responsável pela manutenção do mapa mundial oficial em escala 1/1.000.000 e todos os países enviam seus dados mais recentes para este departamento.
É importante se destacar que é necessário que um mapa tenha:
· Título: o que se refere este mapa;
· Orientação: Localização referente aos pontos Cardeais;
· Escala: Proporção Matemática da representação do espaço com o espaço real.
· Fonte: Qual a base utilizada para produção do mapa;
· Organização: Quem produziu.
ORIENTAÇÃO
Significa determinarmos nossa posição em relação aos pontos cardeais. A origem da palavra orientação vem do latim oriente, que significa a direção do Sol nascente (leste), a parte do céu onde nasce o Sol.
2.1 Pontos Cardeais
Os Pontos Cardeais são determinados com base no movimento aparente do Sol. Estendo-se o braço na direção do Sol nascente e o esquerdo na direção do poente, teremos os seguintes pontos cardeais.
· Oeste (O ou W) – Corresponde ao poente (Esquerda)
· Norte (N) – Que fica a nossa frente.
· Sul (S) – Que fica às nossas costas.
Os Pontos Colaterais
· Sudeste (SE) – Entre o Sul e o Leste.
· Sudoeste (SO) – Entre o Sul e o Oeste.
· Noroeste (NO) – Entre o Norte e o Oeste.
Os Pontos Subcolaterais
Ao conjunto dos Pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais chamamos de Rosa-dos-ventos.
ATIVIDADES
1. Como surgiu a necessidade de homem representar o espaço?
2. A Cartografia pode ser considerada uma arte e uma ciência de compor mapas. Explique por quê.
3. Caracterize a Cartografia da Antiguidade.
4. Explique o desenvolvimento da cartografia na Idade Média.
5. Relacione a Cartografia com as grandes Navegações.
6. Relacione o desenvolvimento tecnológico com a Cartografia da atualidade.
7. O que é necessário para a produção de um mapa.
8. De acordo com o que se determina os pontos cardeais.
9. Complete a Rosa dos Ventos abaixo com os pontos Cardeais, Colaterais e Subcolaterais.
10. Faca a representação do trajeto de sua casa para o colégio utilizando o que há de principal para a organização de um mapa.
uy6087yyytr54t65rl9,6t5çltrpç,uj6tre,l,df.ç67tfy
ResponderExcluirvira meu seguidor. historiasdeumapreadolescente.blogspot.com
ResponderExcluirMATERIAL MUITO DEFASADO, OU INFORMAÇÃO SUPERFICIAL, POR EXEMPLO; PROCURE CONHECER MELHOR SOBRE A ORIENTAÇÃO PELOS PONTOS CARDEAIS. A MELHOR FORMA DE ENSINAR É ATRAVÉS DE UM GNOMOM, POIS, NEM SEMPRE ESSA ORIENTAÇÃO " BRAÇO DIREITO VOLTADO PARA O ORIENTE" FUNCIONA.
ResponderExcluir