12 outubro 2009

FUSO HORÁRIO

A hora era uma característica extremamente local. Antigos viajantes, tinha que acertar o relógio toda vez que chegavam a uma cidade nova. O acerto de horas era feito através do Sol: o meio dia representava o ponto mais alto que a estrela alcançava. Grande parte das empresas, devido a estas irregularidades resolveram fixar cem fusos dos caminhos de ferro. Esta prática ocorreu até 1883.

Na Grã-bretanha, foi criado uma única hora legal para todo o país (Inglaterra, Escócia e País de Gales), sendo o autor original desta ideia o Dr. William Hyde Wollaston. Com isto, a prática foi se popularizando.

Great Western Railway, foi a primeira companhia de trem a utilizar a hora Greenwich Mean Time (GMT) ou Tempo Médio de Greenwich. Em 1847, praticamente todas utilizavam este sistema.

O senador do Canadá, Sanford Fleming, em 1878, sugeriu um sistema internacional de fusos horários. Seu pensamento era dividir a Terra em 24 faixas verticais, onde cada uma delas era um fuso de uma hora. O planeta possui 360° de circunferência, assim sendo, cada faixa teria 15° de largura longitudinal. Em 1879, o estudo foi publicado no jornal do Instituto do Canadá de Toronto. Com a aprovação norte-americana, em 18 de novembro de 1883, as linhas de trem passaram a utilizar os fusos.

Em 1894, foi realizado a Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, em Washington D. C., Estados Unidos. A proposta era padronizar a utilização mundial da hora legal.[5] Acabou sendo aceito a teoria de Fleming. A longitude 0° passaria pelo Observatório Real de Greenwich. Os outros fusos seriam contados positivamente para leste, e negativamente para oeste, até ao Meridiano de 180º - o Anti-Meridiano, situado no Oceano Pacífico, onde seria a Linha Internacional de Data.

O planeta Terra possui forma geóide com circunferência de 360°, ou seja, para cada hora a fatia dividida terá 15°. A determinação dos fusos é determinada pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Desta forma, de quinze e quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3...+12) e a oeste negativamente (-1, -2, -3...-12).

Para saber o horário de alguma cidade é necessário conhecer o meridiano que está e a posição em relação à Greenwich (leste ou oeste). O cálculo é feito através da verificação dos fusos no mapa, subtraindo o menor do maior.


Processo gráfico:

Para resolver problemas de fusos horários, basta localizar os pontos no gráfico abaixo e aumentar ou diminuir a hora no sentido leste ou Oeste, respectivamente


Exemplo são 19:00 em Kyoto no Japão, cidade esta localizada à 150º leste de Greenwich, e a televisão japonesa anuncia em rede a ocorrência de um terremoto, Várias localidades do mundo recebem simultaneamente a notícia, dentre elas as cidades de São Paulo à 30ª Oeste de Greenwich e São Francisco nos EUA localizada a 135º Oeste de Greenwich.

Com base no texto, determine as horas de recebimento da notícia das duas cidades.



Fuso Horário Brasileiro

O Brasil é atravessado por 4 fusos horários, todos situados a oeste do GMT. Por isso, todos os horários estão atrasados em relação a Londres.


ATIVIDADES

1. Um helicóptero partiu de Teresina-PI às 23:45h do dia 09/02/2009. Após 3 horas de vôo aterrissou em Fernando de Noronha. Passando 15 minutos decolou novamente indo para Máceio, lá chegando após 1:30 de vôo. Respectivamente, o horário e a data em Fernando de Noronha e Maceió no instante da chegada do helicóptero era:

a) 2h 45 min, e 4h e 30 min. ambos do dia seguinte;

b) 3h 45 mim e 4h e 30 min. ambos do dia seguinte;

c) 4h e 5h 30 min. Ambos do dia seguinte;

d) 3h 45 min e 4h 30 min ambas do dia seguinte;

e) 2h 45 min e 5h 30 min ambos do dia seguinte;

2. Três internautas (A, B e C) navegam pela rede mundial e vistam a página da BBC de Londres. No momento em que eles acessam a referida página, sãom15 horas local em Londres, 0º. Sabe se que o internauta A mora numa cidade a 105º L de Greenwich, o internauta B a 30º O de A, e o internauta C, a 45º Os de Greenwich. Com base nestas informações, responda respectivamente a hora de cada local.

3. Um avião sai de uma localidade situado no 7º fuso internacional a leste de Greenwich, às 10 horas do dia 20, com destino a Curitiba, localizada no 2º fuso brasileiro, e 3º fuso internacional, a oeste de Greenwich. A viagem tem uma duração de 20 horas. Assinale a alternativa que indica em que dia e horas em que o avião chegará a Curitiba.

a) Dia 21, às 6 horas;

b) Dia 21, a 1 hora;

c) Dia 20, às 20 horas;

d) Dia 20, às 13 horas;

e) Dia 19, às 13 horas.

4. Sendo 15:00h em Porto Velho (RO), que horas serão:

a) Brasilia (DF)_________________

b) Rio Branco (AC) ______________

c) Maringá (PR) _________________

d) Cuiabá (MS) _________________

e) Fortaleza (CE) ________________

f) Manaus (AM) _________________

g) Macapá (AP) _________________

h) Vila dos Remédios (FN)_________

i) Palmas (TO) _________________

j) Porto Alegre (RS) _____________

k) Boa Vista (RR)________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário