11 janeiro 2010

Aprovação de Alunos Paraná


Reprodução
A Secretaria Estadual de Educação (Seed) orienta pais e responsáveis que tenham dúvidas sobre o resultado de aprovação ou reprovação do aluno ao final do ano letivo de 2009 a encaminhar questionamento aos setores de Ouvidoria existentes tanto na Seed quanto nos Núcleos Regionais de Educação.
Segundo a superintendente da Educação, Alayde Digiovanni, não existe nenhuma orientação de aprovação automática para as escolas da rede pública estadual de ensino. “Se existe algum equívoco de compreensão de diretores ou professores a respeito do assunto, precisamos que ocorram as denúncias formalizadas, com informações precisas, para que possamos averiguar”, orienta.
A aprovação por conselho de classe é uma alternativa possível, desde que a situação individual do aluno seja avaliada. “É de responsabilidade da escola indicar quais os encaminhamentos necessários para direcionar a aprendizagem do aluno que passa por conselho nos anos seguintes. Convém lembrar que cada situação exige uma análise do histórico do aluno para definir o resultado ao final do ano”, argumenta a superintendente.
A conscientização sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos é apontada pela Seed como fundamental. “Os pais devem ir à escola e participar. Eles têm o direito de saber o que se passa como o aluno, acompanhar os encaminhamentos”, ressalta Alayde Digiovanni.
De acordo com a Seed, os critérios para a aprovação por conselho de classe devem ser muito bem embasados. “A Secretaria da Educação trabalha com o maior número de aprovação possível, mas não esquece do compromisso com a qualidade de ensino que é oferecida nas escolas estaduais”, afirma a superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário