21 fevereiro 2010

Visitando o Assentamento 08 de Abril - PR

Mais uma vez visitei o Assentamento 08 de Abril com o objetivo de colher informações e entrevistas para a minha dissertação de mestrado. Fui muito bem recebido pela Direção do Assentamento e pelas familias que tenho visitado. Tenho conhecido a cada visita a realidade das pessoas que estão assentadas.
Assentados Valdemar Batista e Débora Batista

Estas famílias são responsáveis por uma reorganização do espaço rural de Jardim Alegre. O Assentamento 08 de Abril ocupa uma área de 5, 8 mil alqueires, aproximadamente 40% da área territorial do município de Jardim Alegre e no momento conta com um número aproximado de 500 famílias.
Tenho buscado informações como a organização
do movimento, estrutura, saúde, educação a história do 08 de Abril. Esta propriedade foi ocupada a partir de 1996, foi adquirida pela união em 2004 por um valor de 108 milhões de reais, os lotes foram distribuídos em 2005, sendo de 10 a 15 alqueires cada um dependendo das condições do terreno. O assentamento conta com uma escola que atende o público jovem e infantil, esta escola funciona em uma antiga garagem de tratores e de implemento que foi adaptada para o seu funcionamento.
Nas visitas notei que grande parte das famílias ainda sofrem com a falta de uma melhor estrutura como estradas, pois algumas casa não contam nem com acesso, ficando isoladas. A energia elétrica passou a ser instalada a partir do ano passado e esta chegando ainda a maioria das casas. Os assentados tem cobrado do poder público a melhoria da infra estrutura do Assentamento. Segundo os Assentados o Prefeito Pe. José Martins, após a ocupação do prédio da prefeitura assumiu o compromisso de disponibilizar o maquinário da prefeitura para melhoria dos acessos do Assentamento e tem visitado o Assentamento para acompanhar os trabalhos realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário