24 março 2010

Abril Vermelho


AEN
João Pedro Stédile, um dos principais líderes do MST no Brasil

O Abril Vermelho promete ser mais intenso este ano

Fala-se em três motivos. O primeiro seria manifestar descontentamento com os rumos da reforma agrária no governo Lula, que teria ficado aquém das expectativas do MST, e ampliar o cacife dos sem-terra nas negociações com o PT. O segundo seria reagir à chamada criminalização dos movimentos sociais que estaria em curso no País. De acordo com líderes do MST, esse é o principal problema enfrentado hoje pelos sem-terra e outros movimentos existentes no País. Dias atrás, ao participar, em São Paulo, do lançamento de uma frente de comunicação a favor da reforma agrária e contra a criminalização, o principal líder do MST, João Pedro Stédile, disse que, "com a aproximação da campanha eleitoral, a direita se rearticula" para tentar "aniquilar os movimentos sociais".

Exemplos. Ele citou como exemplos dessa rearticulação a instalação da CPI do MST no Congresso; as denúncias do Tribunal de Contas União (TCU) sobre irregularidades no repasse de verbas públicas para entidades ligadas aos sem-terra; os pronunciamentos do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, criticando as invasões de terra; a ação das Polícias Militares nos Estados, e, por fim, a mídia. "Estamos enfrentando muitos problemas de repressão física real em alguns Estados onde a direita tem poder direto, como no Rio Grande do Sul e em São Paulo", disse ele. Sobre as denúncias do TCU, observou: "O TCU se atribui o direito de legislar, de dizer o que é certo e errado, mas qual é a moral do TCU? Todo mundo sabe que seus integrantes são escolhidos pelo Parlamento entre aqueles parlamentares que não conseguem se eleger. É um depósito de parlamentares fracassados, que, sem se eleger, conseguem pelo partido uma boquinha para o tribunal, para se aposentar com R$ 20 mil por mês. É isso que eles são. Não têm nenhuma moral para exercer essa perseguição ideológica contra os movimentos." Stédile também observou que os problemas dos movimentos sociais com o Judiciário aumentaram após a ascensão de Gilmar Mendes à presidência do STF, dois anos atrás. "Ele se transformou no porta-voz da direita brasileira e usou o STF como se fosse uma bancada de vereadores do interior", afirmou. "Usou o cargo na cruzada ideológica contra os movimento sociais." É nesse cenário que o MST se articula para uma jornada mais ofensiva em abril. Segundo Stédile, a meta principal do movimento é obrigar o Estado a cumprir suas obrigações, democratizando o acesso à terra, garantindo educação nos assentamentos e moradia popular.

6 comentários:

  1. Os movimentos sociais sempre são discriminados pela grande mídia é necessário se criar espaços para que seja divulgado o outro lado da moeda também. por começar quando se fala em invasão o MST não faz invasões, faz ocupações o que é bem diferente, pois ocupações são feitas por grupos organizados que reivindicam atenção para questões sociais. como a concentração da terra que o caso deste movimento.

    ResponderExcluir
  2. O MST é um movimento que age contra a lei fazendo invasões de propriedade, o que dá o direito de tal movimento, entrar na propriedade e tomar o que é dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Como já mencionado invasão é um termo utilizado pela mídia, e por grupos da elite brasileira, o MST faz ocupações, invasão é se uma pessoa só entra em sua casa por motivos unicamente pessoais, este não é o caso do MST, pois há uma razão social para tal movimento, a propriedade da terra como está na constituição teve cumprir a sua razão social, porém isto não tem ocorrido, onde, é necessário que aconteça as ocupações, isto para chamar a atenção da população e das autoridades.

    ResponderExcluir
  4. é necessário que tenha uma maior atenção pela reforma agrária resolvendo o problema e não marginalizando o MST e abafando este movimento por meio do aparato de violência do estado.

    ResponderExcluir
  5. É necessário se debater o assunto continuem e comentem sobre o abril vermelho.

    ResponderExcluir
  6. O abril vermelho é uma forma de chamar uma atenção maior para questão da terra em lembrança a tragédia de Eldorado dos Carajás, onde vários trabalhadores sem terra perderam suas vidas em uma ocupação.

    ResponderExcluir