06 março 2010

Terremoto encurtou os dias e alterou o eixo da Terra

A Nasa informou que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no último dia 27 pode ter reduzido a duração dos dias na Terra em cerca de 1,26 microssegundos – um microssegundo é a milionésima parte de um segundo.

Além de modificar a rotação do nosso planeta o eixo da Terra também foi deslocado pelo terremoto em cerca de 8 centímetros. O sismo de magnitude 9,1 que atingiu Sumatra em 2004 deve ter encurtado o dia em 6,8 microsegundos e deslocado do eixo da Terra em cerca de 7 centímetros.

Apesar de o terremoto chileno ter sido muito menor do que o abalo de Sumatra, prevê-se que ele tenha alterado mais a posição do eixo da Terra por dois motivos:

- primeiro, ao contrário do terremoto de Sumatra localizado perto da linha do equador, o terremoto chileno aconteceu nas latitudes abaixo dele, o que o torna mais eficaz na mudança do eixo do planeta.

- em segundo lugar, a falha responsável pelo terremoto chileno foi mais profunda e em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a falha responsável pelo terremoto de Sumatra. Isso faz com que a falha no Chile seja mais eficaz para deslocar verticalmente a massa da Terra e, portanto, mais eficaz na sua mudança de eixo.

Informações mais detalhadas no Terra Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário