25 janeiro 2011

O Sermão da montanha (*versão para educadores*)




Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:
 - Em verdade, em verdade vos digo:
 Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
 Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.
 Felizes os misericordiosos, porque eles...
 Pedro o interrompeu:
 - Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
 
André perguntou:
 - É pra copiar? À lápis ou à caneta??
 
Filipe lamentou-se:
 - Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
 - Vai cair na prova?
João levantou a mão:
 - Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
 - O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
 - Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
 - Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
 - Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
 - Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
 - Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
 - Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus,  que nunca tinha estado diante de uma multidão  nem ensinado nada a ninguém,  tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
 - Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
 Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
Quais são os objetivos gerais e específicos?
Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
 - Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
 Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
 - Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos  para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
E vê lá se não vai reprovar alguém!
Lembre-se que você ainda não é professor titular...
(autor desconhecido)

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